Tricô gigante com as mãos: como fazer passo a passo

0
448


O tricô gigante, também conhecido como maxi tricot, está conquistando seu espaço no ramo da decoração.

Ele deixa o ambiente sofisticado e com um toque de aconchego maravilhoso. E é uma ótima opção para se esquentar nos dias frios e chuvosos.

Com esse tipo de tricô é possível fazer mantas, colchas e até cobertores. O bônus de se usar é que fica muito macio e confortável. Ainda na decoração, pode ser usado como capas de almofadas, mantas para sofás, tapetes, entre muitas outras ideias.

A técnica que diferencia o tricô gigante do tradicional é que os pontos são feitos em proporções bem maiores e não utiliza agulhas. Com os fios preparados, o trabalho é feito somente com as mãos.

Como a técnica não é tão comum no Brasil, o valor de mercado ainda é caro. Mas, com algumas dicas de onde comprar os materiais e como fazer passo a passo, você poderá personalizar a sua casa e ainda lucrar com esse tipo de artesanato.

Veja algumas ideias incríveis e aprenda a fazer suas peças!

Onde comprar material para fazer tricô gigante?

O que gera mais dúvidas nesse tipo de trabalho é: onde comprar fio para tricô gigante? Para responder é necessário que você entenda que, os materiais mais utilizados são o fio de tecido de malha soft e lã merino.

Para a primeira opção é preciso cortar o tecido e costurar para formar o fio, uma vez que não é vendido pronto.

A lã merino pode ser comprada em lojas de tecido ou pela internet em armarinhos virtuais ou em sites como Mercado Livre e Elo7.

Mas não se preocupe, a seguir iremos mostrar o passo a passo.

tricô gigante
(Foto: miamusings)

Muitas pessoas utilizam o fio de malha (o que difere do fio especial, é que não ficará tão quentinha e aconchegante, mas fica lindo da mesma forma).

maxi tricot
(Foto: Elo7 Tricot Gigante)

É possível também fazer o próprio fio com o tecido que você desejar.

onde comprar fio soft
(Foto: Amazon)

Uma grande desvantagem da lã merino é ser um material frágil, que desfia facilmente e não aceita ser lavado com facilidade.

Como fazer tricô gigante passo a passo

Esse tutorial é baseado em tricô gigante feito com fio soft. Caso resolva fazer com lã merino, inicie sua peça após o término do passo a passo da montagem dos fios.

Para começar, corte o tecido em tiras de aproximadamente 10 centímetros cada. Corte ele na direção, que ao ser esticado, o tecido enrole.

Emende os pedaços cortados com uma máquina de costura para dar um acabamento mais perfeito. Após fazer as emendas, vá puxando e esticando para que fique parecido com cordas, bem enrolado.

Agora, esconda as emendas. Para ficar um fio bem caprichado, utilize uma agulha de mão com linha, para fazer o arremate das emendas e assim ficarem bem escondidas.

Lembre-se de cortar os excessos da emenda, para que não fique grosso e que não apareça a costura. Faça o arremate sempre de dentro para fora. Para que fique bem redondo, conforme o resto do fio.

Antes de começar o trabalho, enrole o fio como um novelo. Isso facilitará na hora de fazer o tricô.

Comece fazendo um nó na ponta. E vá formando a corrente, mas ao invés de usar agulha, você fará com as mãos. Para uma manta, é utilizado em torno de 30 correntinhas.

A quantidade de pontos ficará ao seu critério. Conforme o tamanho em que deseja fazer sua manta.

Considere o primeiro ponto da corrente, como primeiro ponto de base da manta, e conforme vai formando os outros pontos, deixe a voltinha do fio, na mesma posição do primeiro ponto para ficar uniforme.

É muito importante que para cada corrente, da linha de base, você faça um ponto solto. E assim sucessivamente, fazendo a segunda, terceira carreira, até o tamanho que deseja fazer.

Cuide para que os pontos que ficam soltos, não enrolem. Os pontos devem ficar sempre do mesmo tamanho.

É de sua escolha, o tamanho que deve ficar os pontos ou a firmeza deles. Da mesma forma, o quão preso ou quão soltos devem ficar. Desde que fiquem iguais.

Ao chegar na sua última carreira, você deve fazer o arremate para que não se desmanche. Para isso, peque os dois últimos pontos e passe o fio por dentro deles, formando um ponto em volta da mão.

Depois, junte esse ponto com o próximo ponto (que é o terceiro da carreira), e vá passando o fio por dentro, formando outro ponto na mão, e pegando o quarto.

Siga nesse modelo, até o fim da carreira.  Dessa forma, criará outra corrente como arremate, finalizando a manta.

Veja os tutoriais completo logo abaixo:

Tricô gigante com as mãos com fio soft

Como fazer manta de lã merino

Caminha para pet feita de maxi tricot

Leia mais: Tricotin: como fazer passo a passo, ideias

Ideias de tricô gigante com as mãos

Assim como a manta, existem outras inúmeras possibilidades de se fazer o tricô gigante com as mãos.

Um dos exemplos, é o cachecol, que sempre é moda durante o inverno. Dispensando o uso de agulhas e usando apenas o fio que desejar. Ou então uma linda blusa.




como fazer trico gigante
(Foto: espacebuzz)

Você também pode usar o tricô gigante em acessórios do dia a dia, como uma bolsa.

Para a decoração, as ideias são infinitas. Use em capas de sofás, de almofadas, colchas, tapetes.

trico gigante passo a passo
(Foto: Mãostiqueiras)

Usando os pontos em tamanhos grandes, você pode fazer qualquer coisa que desejar, fazendo as tramas com os próprios braços e mãos.

manta de trico
(Foto: Soy Curioso)
cobre pés de trico
(Foto: Mariée)
tricô gigante com as mãos
(Foto: followthecolours)
tapete de trico
(Foto: Magma)
coberta de trico
(Foto: milcreations)
lã merino
(Foto: Armarinho Campo Grande)
material
(Foto: biahbaby)

Aprenda também: Amigurumi Passo a Passo: receita, fotos, dicas

O tricô gigante não é difícil de ser feito. Para aquelas pessoas que não possuem habilidades com agulhas mas gostariam de fazer, esse modelo de tricô é uma ótima opção.

É lindo, sofisticado e além de poder ser usado para decoração, é maravilhoso para se esquentar no inverno.

Avalie essa matéria!





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*