Tinta para MDF: Qual tinta usar para cada trabalho?

Qual tinta para MDF eu devo utilizar? Essa é uma pergunta comum, pois a variedade de tintas realmente confunde.

Afinal, existem diversas tintas que servem para pintar uma peça de MDF, cada uma com uma função, indicação e técnica de aplicação.

Por conta desses fatores, é importante que você saiba bem sobre as tintas que podem ser utilizadas nesse tipo de artesanato.

Isso evitará frustrações, gastos desnecessários e possíveis erros no resultado final de qualquer trabalho feito com MDF.

Pensando nisso, resolvemos elaborar esse artigo para que você possa conhecer os tipos de tintas e formas de utilizar. Assim você poderá deco rar caixas, letras, móveis e muito mais. Confira!

Tinta para MDF: 3 tipos mais usados

Entre os vários tipos de tintas para artesanato com MDF, existem 3 opções mais utilizadas, que no caso são: a latex PVA, tinta acrílica e a tinta spray ou automotiva.

A latex PVA é recomendada para as pessoas que não possuem tanta experiência ou querem um acabamento mais fosco.

que tipo de tinta usar para pintar mdf
(Foto: Atelie Arte Coisas)

Além dela ser muito prática na hora de limpar, seca rápido, é resistente a mofo, não tem um cheiro forte e garante uma enorme durabilidade.

A tinta acrílica é muito semelhante a latex PVA, porém possui uma variedade maior de acabamentos, podendo achar essa tinta em versões como, fosco, semi brilho e até mesmo acetinado.

melhor tinta para mdf
(Foto: Magazine Luiza)

Já a tinta spray ou automotiva, como alguns a chamam, é para pessoas que possuem uma certa experiência. Pois, para que a pintura saia de maneira correta, é necessário que o usuário saiba algumas técnicas.

tinta para pintar mdf cru
(Imagem: Claudia Carvalho)

Caso contrário, as chances de o MDF ser danificado aumentam consideralmente.

Qual tinta usar para pintar MDF cru?

Sem dúvidas, a melhor tinta para se utilizar na pintura de MDF cru, é a Latex, porém pode se utilizar spray ou a tinta acrílica.

tinta para mdf spray
(Foto: Mercado Livre)

Uma dica na hora de realizar a pintura é lixar bem a peça e remover a poeira com um pano úmido ou usar um aspirador de pó.

Depois desse processo a peça precisa ser selada e só então poderá receber a pintura com a tinta Latex.

Desse modo, você terá uma peça com acabamento perfeito.

Como fazer uma pintura perfeita em MDF

Para realizar uma pintura perfeita no seu MDF, você precisará de materiais como: tinta branca para pintar a base, tinta spray ou acrílica, pincel ou rolo de pintura.

Além disso, precisará de lixa para remover as imperfeições, pano seco para tirar a poeira, jornais para proteger o chão, pote com água para limpar o pincel/rolo e verniz acrílico para finalizar.

Como fazer uma pintura
(Foto: Behance)

O trabalho é bem simples: primeiro você deverá analisar o MDF para descobrir as imperfeições.

Caso tenha, você deverá lixar antes de usar a tinta branca para realizar a base, desse modo a sua pintura será mais uniforme.

Depois será preciso aplicar a tinta na cor desejada. Pelo menos duas demãos para um acabamento mais bonito.

Após a secagem da peça você poderá selar a pintura com o verniz acrílico para que a pintura fique ainda mais resistente.

Veja algumas dicas do canal Livia Fiorelli – Life Artesanato sobre o assunto:

Tinta para MDF em spray

A tinta spray, conhecida também como automotiva, possui uma enorme variedade de cores, podendo pintar o seu MDF da forma mais criativa que você pensar.

Porém, ela só pode ser encontrada em lojas que são especializadas no assunto.

tipos de tintas
(Foto: Crooked Smile Homes)

Para que você possa realizar seus serviços com a tinta spray, é fundamental que você tenha prática, pois é necessário utilizar algumas técnicas especificas se não, pode ocorrer de você danificar o produto.

Dicas

Andes de iniciar qualquer pintura, é necessário que você deixe a peça totalmente lisa para que não ocorra erros durante o processo.

Confira as dicas do canal DIY Para Passar Tempo – Cler Oliveira e descubra como pintar MDF com spray:

Tinta guache serve para pintar MDF?

Muitas pessoas possuem essa dúvida, por isso resolvemos esclarecer ela de uma vez por todas.

Você pode sim pintar um MDF utilizando a tinta guache, porém não ficará com a mesma qualidade. Isso porque, esse tipo de tinta é utilizado para realizar esboços ou trabalhos escolares feitos por crianças.

como pintar letras
(Foto: Armarinho São José)

Existem 3 ótimas tintas para você pintar o seu MDF, uma delas é o latex PVA que é fácil de aplicar, excelente para iniciantes, a tinta acrílica e a tinta spray ou automotiva.

Porém caso você deseje realmente pintar com a tinta guache, passe uma camada de tinta branca antes de começar a pintar.

Qual tinta usar para pintar móveis de MDF?

Acompanhe o vídeo da Diycore com Karla Amadori e aprenda a pintar e reformar móveis de MDF. As dicas são incríveis!

Esperamos que todas essas dicas possam ter lhe ajudado a entender um pouco mais sobre esse tipo de pintura e sobre qual a melhor tinta para MDF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*