Home Faça você mesmo Encadernação Artesanal: material, tutorial

Encadernação Artesanal: material, tutorial

0
Encadernação Artesanal: material, tutorial

A encadernação artesanal é um trabalho manual bastante valorizado, que resulta em diversos trabalhos incríveis. Podendo ser usada para livros, cadernos, álbuns de fotos, agendas e muito mais.

Encadernar é juntar de forma ordenada, através de costura, partes de uma obra e formar um volume compacto. E então, cobrir com uma capa que proteja o material e que de embelezamento para ele.

Existem diversas formas de encadernar, muito utilizados em indústrias e comércio. Mas também há a encadernação artesanal.

A encadernação industrial ou comercial foca em quantidade e padronização, através da produção por máquinas. Já a encadernação artesanal é feita manualmente, através de processos simples e aplicação de algumas técnicas.

A seguir apresentamos alguns tipos de encadernação artesanal e suas principais características. Confira!

Tipos de encadernação artesanal

Muito usada pelos egípcios, a encadernação foi criada com o princípio único de proteger os documentos daquele povo. Hoje, a arte é usada para decorar caderno de anotações e livros dos mais variados tipos.

Apesar de ser feita de forma manual, a encadernação artesanal ou artística, exige trabalho, conhecimento e técnica para chegar a um bom resultado. Além disso, existem diversos tipos de encadernação, cada uma com suas particularidades.

Dentre as principais podemos citar:

  • Brochura
  • Canoa;
  • Japonesa;
  • Wire-o;
  • Espiral;
  • Capa dura.

As encadernações artesanais são únicas, por isso seus resultados são perfeitos e singulares. Além disso, esse tipo de encadernação é muito versátil, pois pode ser projetado e customizado para cada peça. Isso torna o resultado muito mais bonito, charmoso e atraente.

Material para encadernação simples

Se você ainda não sabe quais materiais são necessários para encadernação, conheça alguns modelos de furadores básicos para iniciar o trabalho.

Encadernação capa dura

A encadernação do tipo capa dura é bastante sofisticada e oferece mais segurança e durabilidade para os documentos. Isso porque, o material usado é muito mais resistente.

Por ser uma encadernação mais duradoura, é muito utilizada em documentos importantes, como:

  • Livros de contabilidade e fiscais;
  • Livros cartorários;
  • TCCs, teses e monografias;
  • Coleções de livros e revistas;
  • Livros e obras mais antigas ou raras;
  • Documentos como atas e documentos empresariais.

Além de ser resistente, a encadernação de capa dura pode ser personalizada com qualquer arte e também da cor desejada. Deixando o documento muito mais bonito.

Veja como fazer encadernação com capa dura e couro sintético:

Encadernação espiral

Esse tipo de encadernação é um dos mais populares que existem. A técnica espiral é muito fácil e prática. Nela, são feitos furos nas folhas e na capa e então se introduz a espiral nos buracos.

A encadernação espiral é mais utilizada em apostilas e materiais didáticos, pois é uma técnica mais simples, que envolve pouco trabalho, além de ser mais econômica.

Geralmente a espiral é de plástico, mas podem ser usados outros tipos de materiais. Devido a isso, a encadernação em espiral suporta até 400 folhas de fina gramatura.

encadernação artesanal
(Foto: makinformatica)

Encadernação Wire-o

Wire-o ou duplo anel é citada como a evolução da encadernação em espiral. É feita com um material mais sofisticado e robusto: o arame metálico.

Esse tipo de encadernação artesanal é feito principalmente em cadernos e calendários. Como é um material mais fino, garante a valorização visual e também a melhor resistência.

A encadernação wire-o é muito apreciada por designers e empresas. Isso porque o wire-o atende suas necessidades na hora de montar seus portfólios ou catálogos de produtos e serviços.

Esse tipo de encadernação suporta de 10 a 300 folhas de baixa gramatura. E, além de capas flexíveis, a wire-o pode ser usada em capas duras, deixando o resultado final bem mais profissional e resistente.

Encadernação brochura

A encadernação brochura é muito usada nos livros, pois sua técnica se resume em costurar ou colar o miolo na capa. A costura ou cola é aplicada na lombada, que é aquela lateral da capa do livro onde geralmente se encontram título e nome do autor do livro.

A lombada pode ter um design mais estilizado, mas precisa manter a características para o documento fixar bem. Além disso, precisa apresentar uma boa visualização, visto que é ela que fica visível quando os livros são empilhados, por exemplo.

encadernação espiral
(Foto: Bodoque Artes & ofícios)

Confira o tutorial desse tipo de encadernação artesanal passo a passo:

Encadernação tipo moleskine passo a passo

Técnica japonesa para encadernar


Encadernação artesanal canoa

A encadernação tipo canoa, que utiliza o grampo para prender as folhas, é a mais simples e barata de todos. Mas, a quantidade de páginas é limitada, sendo ideal para apostilhas menores e cartilhas.

encadernação artesanal tutorial
(Foto: Al Reem Printing Press)

Seja qual for o tipo de encadernação artesanal que você deseja utilizar, vale lembrar que o mais admirável é ser criativo.

AVALIE ESSE CONTEÚDO!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

!-- Taboola Lateral-->