Desenhos Realistas: materiais, passo a passo, dicas

0
974


Você provavelmente já viu desenhos realistas, não é mesmo? São desenhos que impressionam bastante qualquer pessoa. E para fazer é necessário ter bastante técnica e habilidades. Mas não pense que é impossível, vale a pena tentar!

É importante saber que fazendo desenhos realistas além de impressionar com os resultados, você desenvolve a criatividade e a concentração.

Você pode estar se perguntando: quais materiais devo usar? Como fazer desenhos realistas perfeitos? Traremos aqui dicas preciosas para você fazer lindos desenhos.

Daremos dicas de materiais básicos e também dicas de como fazer desenhos realistas coloridos com lápis de cor. Veja!

Materiais necessários para fazer desenhos realistas

É comum pensarmos que para fazer desenhos realistas de qualidade são necessários materiais caros e difíceis de encontrar. Porém, este pensamento não está correto.

Há muitos materiais de alta qualidade e fáceis de encontrar que permitem um resultado extremamente positivo. Com eles você pode fazer desenhos brilhantes.

desenhos realistas
(Foto: Northon Phall)

Vamos listar aqui os principais materiais necessários, daremos opções que você conseguirá encontrar em quase todas as papelarias e armarinhos. Confira a seguir!

Para fazer desenhos realistas em tons de cinza você precisará de algumas variedades de grafites. As principais tonalidades de grafites foram listadas por Lothar Faber, da mundialmente conhecida Faber Castell.

Foram identificadas e fabricadas 14 variações: 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, F, HB, B, 2B, 3B, 4B, 5B e 6B. O H significa Hard, em português duro, são aqueles com grafites duros e traçados mais claros.

O B vem de Black, em português preto, os lápis desta classificação têm os traçados mais macios e escuros. Sendo que a tonalidade de grafite mais escura de todas estas é a do lápis 6B.

As tonalidades F e HB significam, respectivamente, Fine e Hard Black. São tonalidades intermediárias que também auxiliam a criar tons de cinza.

Para conseguir tons mais escuros do que o 6B, você pode recorrer ao lápis carvão. Existem diversas marcas, e também são fáceis de encontrar.

Os papel ideal é o papel Canson ou alguma marca similar. Além de ser uma opção vantajosa por ser fácil de encontrar, o papel Canson possui um lado poroso e um lado mais liso.

Procure utilizar lápis mais macio no lado mais liso do papel. E caso opte pelo lado mais poroso, utilize lápis com grafite mais duro.

Outro material muito importante é o esfuminho ou papel leve para criar efeitos esfumaçados.

Os materiais fundamentais são: Lápis Faber-Castell série 9000 de graduações H, HB, 2B, 4B e 6B, Papel Canson linha escolar 140g/m² ou Canson Desenho 220g/m², lapiseira 0.5mm e esfuminho n°2. Pode começar com estes materiais que não terá erro!

Como fazer desenhos realistas coloridos com lápis de cor

Caso seu objetivo seja fazer desenhos realistas com lápis de cor. Procure utilizar o mesmo papel que indicamos anteriormente.

Há diversas marcas de lápis de cor, algumas com a ponta mais dura, outras com a ponta mais macia. O lápis de cor da marca Staedtler têm as pontas mais duras. O da Faber Castell costuma ter as pontas mais macias.




desenhos realistas passo a passo
(Foto: Ritos ocultos)

Lembre-se de evitar trabalhar com cores muito sólidas. O ideal para atingir resultados mais realistas é misturar cores e tonalidades diferentes.

Para fazer um bom desenho realista colorido, você precisa treinar bastante sua percepção. Preste bastante atenção quais são as cores e variações de tonalidades daquilo que você está querendo representar.

Antes de colocar em prática, veja dicas de pintura de pele realista com lápis de cor. O Leandro Britto ensina o passo a passo:

Passo a passo para iniciantes

Se você é iniciante e está em busca de dicas, comece assistindo o tutorial do Charles Laveso, que mostra como traçar o desenho realista. Aprenda!

Aprenda agora um pouco sobre a técnica de sombreamento:


Aprendeu a fazer o sombreamento? Temos mais dicas para você, mas agora é sobre como desenhar cabelo realista:


Que tal aprender a fazer um rosto realista a lápis? O Charles Laveso ensina, veja:

Ser um bom observador, prestar atenção aos detalhes, é a melhor forma para obter ótimos resultados com seus desenhos realistas. Portanto, pegue seus materiais, observe bem o mundo ao seu redor e coloque sua criatividade para funcionar!

Avalie essa matéria!





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*