Crochê Tunisiano: passo a passo, fotos

0
243


O crochê tunisiano, também conhecido como crochê Afegão, é uma técnica mais complexa do que o tradicional crochê e exige mais cuidado na hora da produção.

Quem possui um pouco de prática no crochê comum não sente tanta dificuldade, mas ainda precisa ficar atento as diferenças entre esses dois tipos de trabalho para não se perder.

Para possibilitar um melhor aprendizado, este conteúdo foi produzido com as informações mais relevantes sobre esta arte, como modelo de agulha, tipos de pontos, principais diferenças do crochê tradicional e como fazer passo a passo. Então, não deixe de acompanhar!

O que é crochê tunisiano? 

Embora receba o nome de crochê, esta técnica na verdade se parece mais com um tricô, por isso se torna tão diferenciada no meio.

O grande diferencial do crochê tunisiano fica por parte de sua aparência, visto que os pontos utilizados são muito mais complexos.

crochê tunisiano
(Foto: Atelier dos fios)

Além disso, este tipo de crochê garante peças mais grossas, no entanto, é perfeito para fazer tapetes, bolsas, capas de almofadas, roupinhas de bebê, entre outras ideias.

Modelos da agulha para crochê tunisiano 

Um fator realmente diferenciado quando se trata de crochê tunisiano fica por parte da agulha usada, que é muito diferente da utilizada na confecção de peças comuns de crochê.

Também chamada de agulha afegã, ela possui ganchos nas pontas como a da agulha tradicional de crochê, porém é mais comprida.

Sua vantagem é que leva diversos pontos presos ao invés de um só, como no tradicional crochê. Além disso, mistura elementos das agulhas de tricô, por ter uma bolinha em uma das extremidades.

tipos de agulhas
(Foto: Natália Salgado)

Existem tamanhos e materiais diferentes, sendo que na verdade o comprimento é sempre o mesmo, o que varia é a espessura da agulha e o tamanho de seu gancho e bolinha.

O modelo de agulha a ser utilizado depende da técnica e tamanho dos pontos, por isso vale pesquisar antes de comprar.

Tipos de pontos  

Certamente o principal diferencial do crochê tunisiano fica a critério dos pontos usados, que têm como principal característica o fato de serem mais fechados e grossos.

Mas, é interessante saber que existem muitos pontos, sendo assim você pode aprender alguns deles para que seja possível produzir peças diferentes e com técnicas específicas.

O primeiro ponto que vamos citar é o esteira, que é um dos mais usados, sendo até mesmo considerado o ponto básico do crochê tunisiano.

Também temos os pontos: palito, alto duplo, favo, fantasia, sendo estes os principais, que já lhe darão uma excelente possibilidade para fazer belas peças.

O ponto tradicional de crochê também é muito importante, pois é ele que começa a confecção da peça.

Ponto Palito


Ponto Esteira 

Ponto Favo

Ponto Fantasia

Diferença da técnica para o crochê tradicional 

A grande diferença entre as técnicas do crochê tunisiano para o tradicional é o nível de complexidade dos pontos.

Além disso, o resultado final do trabalho também apresenta especificidades em ambos, sendo que o crochê tradicional é muito mais leve e fino que o tunisiano.

Embora sejam diferentes, aprender as duas técnicas é importante e divertido, pois assim é possível criar várias peças.

Como fazer crochê tunisiano passo a passo

Para fazer o crochê tunisiano você deve começar fazendo uma carreira de pontos comuns, usados no crochê tradicional e terminá-la com um nó ajustável.

Use a ponta do nó, que vai até o novelo e passe-a por baixo da laçada que se fez anteriormente, repetindo o processo para poder apertar puxando a linha.

Use sua agulha para inseri-la no meio da segunda laçada e puxar para trás, fazendo assim duas laçadas em sua agulha afegã.

Repita este processo por diversas vezes, pois este representa a ida e volta das carreiras, sendo que para a ida você deve fazer isto, e para a volta basta passar a linha sobre a ponta da agulha afegã e pela laçada que está na agulha.

Você deverá repetir este processo, indo sempre de trás para frente, até perceber que tem o começo da peça feito e ter apenas uma das laçadas na agulha, e depois basta começar a produzir os pontos.

O crochê tunisiano não é uma técnica simples, por isso é preciso ter bom conhecimento do tradicional e se dedicar a aprender os pontos, desta forma será possível fazer belos trabalhos!




Como fazer tapete de crochê tunisiano

Fotos de artesanato com crochê tunisiano

São muitas as ideias de artesanato que você pode aproveitar, desde itens de decoração até roupas e acessórios. Pensando nisso, selecionamos algumas sugestões legais. Veja!

Sousplat colorido

pontos do croche tunisiano
(Foto: VeryPink)

Touca de crochê tunisiano

como fazer crochê tunisiano
(Foto: mypoppet)

Manta para sofá 

manta para sofá
(Foto: My Poppet)

Cachecol delicado e super quentinho

cachecol de crochê
(Foto: Nina Chicago)

Bolsa de crochê com alça de couro

bolsa de crochê tunisiano
(Foto: newcrochetpatterns)

Faixa de cabelo de crochê tunisiano

crochê tunisiano passo a passo
(Foto: doyouneedacar)

Casaco de bebê com touca

roupa de bebe de croche
(Foto: Mariane Baumeister)

Com tantas ideias e dicas de como fazer, você já pode começar a fazer as suas próprias peças de crochê tunisiano. Escolha os seus modelos preferidos!

Avalie essa matéria!





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*