Crochê para Iniciantes: passo a passo, dicas

0
532
Aprenda já a fazer lindas peças de crochê e inspire-se com as melhores fotos da internet com ideias fantásticas



Se você procura um guia definitivo de crochê para iniciantes, chegou ao lugar correto! Nessa postagem, você vai aprender mais sobre essa técnica incrível de artesanato com agulha especial, tão popular e versátil que ultrapassa gerações.

O crochê é uma forma de artesanato que consiste em fazer um trançado que simule, tridimensionalmente, a textura de uma malha rendada. Através dessa técnica artesanal, da qual você pode fazer uma terapia antiestresse, você também confecciona belíssimos artigos para decoração e faz deles uma boa fonte de renda.

Quando se quer aprender a fazer crochê, é necessário ter em mente qual a melhor agulha, que tipo de linha é apropriado para a peça e quais pontos são mais fáceis de serem feitos. Vamos aos tópicos para esclarecer essas dúvidas?

Pontos de crochê para iniciantes

Uma das primeiras dicas mais importantes é indicar os pontos de crochê mais famosos e fáceis para quem está começando agora.

O ponto mais conhecido é o correntinha: ele consiste no enganchamento da linha com a agulha e no empuxe da mesma através da argola, conforme indica a imagem abaixo:

como fazer ponto correntinha
Créditos: Pinterest – Grazy Francis

O ponto alto é super simples, também. Faz-se ao laçar a agulha e introduzi-la, laçando a linha e puxando. Você terá três laçadas na agulha e puxará a linha por dentro de duas. Por último, puxe a linha pelas laçadas restantes.

pontos de croche para iniciantes
(Foto: hackbarthnascimento.blogspot.com.br)

Outro ponto de crochê fácil de fazer é ponto baixo. Nele, você precisa colocar a agulha na segunda correntinha a partir da agulha, laçando e puxando a linha. Logo após, lace novamente e puxe este laço por dentro dos outros dois feitos, assim:

como fazer ponto baixo
Créditos: Pinterest – Grazy Francis

O ponto baixíssimo é usado para finalizar as carreiras das peças. Você o faz introduzindo a agulha na argola e puxa a linha, diretamente na laçada da agulha.

como fazer ponto baixíssimo
Créditos: Pinterest – Grazy Francis

Qual a melhor agulha de crochê?

Existem diversos tipos de agulha para crochê: com cabo de madeira, plástico, bambu, alumínio e aço niquelado.

Você pode escolher a que melhor se adapta, intuitivamente. É importante ressaltar, entretanto, que existem agulhas com tamanhos específicos para cada tipo de trabalho de peça de decoração.

Quando você for comprar a linha, note que, no rótulo, costuma-se constar recomendações de agulhas para usar.

As numerações de agulhas populares vão de 0,6 a 7 mm: caso você escolha agulhas menores, logo, os pontos ficam mais apertados, e se você optar por agulhas mais espessas, os pontos ficam mais soltos. Então, fica a seu critério fazer essa escolha, de acordo com sua preferência.

Crochê passo a passo para iniciantes

Tapetes são alternativas mais simples de serem feitas e têm um resultado bonito. Pensando nisso, o canal JNY Crochê preparou esse vídeo sobre como fazer um tapete de crochê para iniciantes. Confira!

Dicas simples

O crochê para iniciantes tem certos requisitos para se dar o pontapé inicial. Afinal, é importante ter em mente algumas considerações para não ficar para trás, tampouco se desmotivar.

É sempre bom persistir e praticar para que você aprimore suas técnicas e, consequentemente, seu trabalho artesanal fique belíssimo.

Uma pergunta feita constantemente a especialistas é: como endurecer crochê? E realmente, parece ser uma tarefa complicada confeccionar um artesanato como este:

croche endurecido
Créditos: Pinterest – Cro Chet

É bem simples, por incrível que pareça. É só preparar um “mingau” com um litro de água, uma colher de sopa de vinagre e três colheres de sopa de polvilho doce. Mergulhe a peça nesse mingau, deixe escorrer e, quando úmida, molde a peça no formato desejado.

Existem também algumas abreviaturas no crochê, principalmente em revistas sobre o assunto. É bom saber o que elas significam, assim você entende melhor o passo a passo e pode desenvolver com mais propriedade seu trabalho artesanal.

Confira abaixo a tabela de abreviaturas e seus respectivos significados.

abreviações croche
Créditos: AmoCrochê

O tipo de linha mais usado pelos iniciantes no crochê é o barbante. Você sabia que esse é o fio de maior durabilidade? Então, sem drama na hora de lavar: pode, sim, usar alvejante, exceto nos coloridos.

barbante croche
Créditos: Arte com Linha

Ideias de crochê para iniciantes

Pode parecer um pouco complexo logo de início, porém o fundamental é persistir tentando. Lembre-se que a prática leva à perfeição, não importa o que você esteja fazendo.



Confira agora ideias incríveis de crochê para iniciantes.

Caminho de mesa de crochê é perfeito para quem está iniciando. São peças pequenas e delicadas, feitas com vários tipos de linha.

caminho de mesa de croche simples
(Foto: MixLar)

É interessante fazer flores de crochê logo quando se está começando. É simples de fazer e tem um resultado lindo.

flor de croche
Créditos: Pinterest – Cro Chet
flor de croche
Créditos: Pinterest – Cro Chet
crochê para iniciantes
Créditos: Pinterest – Cro Chet

Fazer tapete de crochê também é uma boa opção. Existem vários modelos diferentes!

tapete de croche
Créditos: Art Decorações

E que tal começar a fazer bolsas de crochê? Além de serem lindas, não são complicadas para fazer.

bolsa de croche
Créditos: AmoCrochê
modelos de bolsas de croche
(Foto: Divulgação)

Blusas de crochê nunca saem de moda e são super versáteis no guarda roupa.

blusas de croche
(Foto: dicas de mulher)

Agora, mãos a obra! Pratique e exercite sua criatividade. Faça capa de cadeira de crochê, vestido, jogo de banheiro, sapatinhos, biquínis e muito mais.

Esperamos que tenha desfrutado da nossa postagem sobre crochê para iniciantes.

Curtiu? Temos mais inúmeras matérias sobre artesanato, decoração e técnicas! Confira já!

Crochê para Iniciantes: passo a passo, dicas
Avalie essa matéria!





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*