Como organizar sapatos: Dicas fáceis e que funcionam

Como organizar sapatos de forma ideal? Apesar de serem comumente destinados a cantos aleatórios na casa, eles precisam estar organizados. Isso favorece tanto a organização da sua casa quanto a localização de um par qualquer quando se está sem tempo.

Além disso, ter um local específico onde guardá-los estimula a mantê-los sempre higienizados. E mais, em locais limpos, secos e arejados seus sapatos podem durar muito mais tempo que o previsto. Por isso, é sempre bom definir maneiras e locais práticos e apropriados de manter os calçados guardados.

O melhor de tudo é que não custa caro nem mesmo é trabalhoso organizar sapatos em casa. Mesmo que haja pouco espaço ou um número considerável de pares é possível mantê-los organizados. Há possibilidades incríveis de se criar peças ou aproveitar outras com a função de suporte para seus calçados.

Como organizar sapatos no guarda roupa

O guarda-roupas é uma das melhores opções para organizar os calçados. A variedade de divisórias, gavetas e demais compartimentos otimizam a disposição dos sapatos. Além disso, os famosos closets ficam super charmosos com os pares à mostra, desde que arrumados.

Aprenda também como fazer um organizador simples.

modos para se organizar a sapateira
(Foto: @keylasoaresorganizer)

Uma das formas de como organizar sapatos no guarda-roupas é utilizando as próprias embalagens dos calçados. Assim, elas podem ser sobrepostas umas às outras em espaços no móvel e de fácil acesso. O ideal é que o espaço seja arejado, a fim de impedir umidade e proliferação de fungos.

caixas transparentes para sapato
(Foto: @otimiza.espaco)

Para quem vai comprar um guarda-roupas pronto vale a pena escolher modelos pensando no espaço dos calcados. Entretanto, para quem opta por peças embutidas, é possível encomendar já com a divisória apropriada para seus pares.

organização de sapateira
(Foto: @elianeluizpersonalorganizer)

Costuma haver inclusive peças distintas para calçados específicos: botas, rasteirinhas, tênis, etc. Desta forma, é possível guardar cada item de modo que sua forma e materiais sejam preservados.

sapato em caixas
(Foto: @rosagorzilorganizer)

Aprenda como fazer um organizador

É possível fazer um organizador perfeito, prático e barato para organizar seus calçados. Tenha você poucos ou, principalmente, muitos pares, ele é ideal e não ocupa espaço algum em sua casa ou cômodo. Tudo de que você vai precisar é de um estrado de madeira e quatro pés com rodinhas.organizador de calçado

Meça o estrado de forma que ele se encaixe perfeitamente embaixo de sua cama, não sobrando em nenhuma extremidade. Lembre-se de lixar o estrado e envernizá-lo, isso fará com que se eliminem farpas e tenha um aspecto mais bonito.

Após isto basta parafusar os rodízios nos cantos e está pronto seu organizador. Bastará deslizá-lo para “dentro” ou “fora” da cama. Os calçados podem ser alinhados em fileiras e estão facilmente acessíveis ao usuário. Lembre-se de higienizá-los ao menos uma vez por semana para se livrar da poeira.

Sugestões de como organizar sapatos em espaço pequeno

Como organizar sapatos em um espaço pequeno? Para quem mora em apartamento ou casa pequena pode parecer difícil ter um espaço próprio para os sapatos. Porém, mesmo que não haja um cômodo ou peça pensada exclusivamente para os pisantes, a criatividade pode ajudar nesta hora.

Leia Também:

Esse vídeo ensina de forma fácil e bem barata a montar um organizador de pares, o vídeo é do canal da Fernanda Pondolfi:

Aprenda também como fazer uma sapateira de papelão no canal do Fabianno Oliveira:

Confira uma ideia bem simples para quem tem pouco espaço no canal da Bruna Leal:

https://www.youtube.com/watch?v=9pgRqNGKHoE

Uma ótima sugestão é utilizar a parte posterior das portas como suporte para sapateiras. Desta forma, não há espaço sendo disputado e os calçados ficam organizados perfeitamente. O mesmo pode ser feito com as portas do próprio guarda-roupas.

como organizar sapatos em espaços pequenos
(Foto: @luanacarrielloorganizer)

Os nichos de parede também podem ser usados para este fim. Essas peças são feitas dos mais diversos materiais e fixadas às paredes deixam o caminho livre no seu cômodo. Além disso, podem ser usados formando arranjos diversos e bem criativos que dão um ar sofisticado à sua decoração.

maneiras de se organizar sapatos
(Foto: @anaazevedoambientesorganizados)

As versáteis caixas organizadoras podem ser alternativas para manter os sapatos arrumados sem uso do espaço. Assim, os pares podem ser dispostos nas caixas e estas por sua vez depositadas sobre o guarda-roupas, por exemplo. Cuide da higienização regular de suas peças para que elas durem mais.

como organizar sapatos gastando pouco
(Foto: @dmixtudoparaorganizar)

Usar os próprios cabides não deixa de ser outra opção. Desta forma, os pares podem ser organizados individualmente em cada cabide e dispostos ao longo da barra organizadora. Alguns móveis possuem uma barra mais baixa próxima à base do guarda-roupas, elas são ideais.

como organizar sapatos no guarda roupa pequeno
(Foto: @doce_lar306)

A organização dos sapatos os protege e conserva, além de manter a sua casa igualmente organizada. Nada melhor do que a visão dos calçados dispostos limpos, alinhados e sempre à mão em seu cantinho ideal.

sapato organizado
(Foto: @relpeorganiza)
 
organizador de sapatos
(Foto: @realmaniaitapolis)
 

sapateira de closet
(Foto: @dani.caixeta)

organização de tênis
(Foto: @jack.prass)

Veja um tutorial incrível e cheio de ideias com o canal Organize sem frescuras:

 
 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*