Como fazer sabonete líquido caseiro: 5 receitas passo a passo

0
979
Nessa matéria, ensinamos como fazer perfumados sabonetes líquidos. Leia e faça já o seu!



Este conteúdo sobre como fazer sabonete líquido será seu guia completo sobre o assunto, afinal, o Brasil possui o segundo maior mercado em todo o mundo para a indústria cosmética, e sabonetes artesanais permanecem em alta.

O sabonete líquido é uma excelente alternativa para comercialização: além de ser mais barato de produzir do que comprar nas farmácias, é uma ótima ideia enquanto produto.

Não perca essa chance! Dê seu toque especial na produção do seu próprio sabonete líquido: descubra já como são feitos os sabonetes líquidos caseiros e faça já o seu.

Como fazer sabonete líquido Dove

É possível transformar sabonete em barra em sabonete líquido, e o mais popular que é feito por esse processo, em meio aos cosméticos artesanais, é produzido com o queridinho sabonete Dove.

Você pode vendê-lo enquanto lembrancinha em datas comemorativas, por exemplo, um sabonete para presentear no dia das mães, ou até mesmo artigo de higienização em lavabos, restaurantes e consultórios médicos, por exemplo. Os ingredientes para fazê-lo são:

  • Sabonete em barra Dove;
  • Água;
  • Ralador;
  • Panela de vidro ou esmaltada;
  • Colher de madeira;

    passo a passo sabente liquido
    Créditos: Culturamix

Por este sabonete em barra específico ser muito cremoso, não é necessário o uso de glicerina líquida. No mais, o método de produção é bem intuitivo: rale o sabonete Dove no ralador, aqueça a água e deixe ferver.

Deixe o fogo baixo e adicione o sabonete, já ralado, e vá mexendo com a colher de madeira. Feito isso, deixe a mistura esfriar e, depois de algumas horas, coloque o sabonete dentro de um recipiente de sua preferência.

O resultado é um sabonete super cheiroso e com uma textura fantástica.

sabonete dove
Créditos: Hoax Miliun

Como fazer sabonete líquido caseiro de erva doce

O perfume de erva doce é outro que é favorito de muitos. Uma curiosidade que nem todo mundo sabe é que essa plantinha possui propriedades antimicrobacterianas e antioxidantes, sem esquecer de que também é rica em potássio, vitamina C e em diversos  outros fitonutrientes.

Resumindo: é uma ideia cheirosa e saudável fazer sabonete líquido caseiro de erva doce!

Os ingredientes dessa receita são:

  • 1 litro de água;
  • Casca de 1 limão;
  • 50 gramas de erva doce;
  • 1 sabão de barra de coco (ou de abacate, o que você preferir);
  • 1 colher de chá de sal;
  • Panela de vidro ou esmaltada;
  • Colher de madeira
sabonete ralado erva doce
Créditos: MDtribos

Faça uma mistura de um pouco de água com o sal e com o limão e bata no liquidificador. Feito isso, coe a mistura com um coador e reserve. Misture o sabão do aroma de sua preferência, já ralado, com a água e ferva essa mistura numa panela com erva doce.

Deixe o fogo no baixo e vá mexendo com a colher de madeira, até que a mistura fique homogênea. Assim que o líquido amornecer, adicione aquela mistura de limão e coe novamente.

Transfira o sabonete num recipiente fechado e guarde por, pelo menos, uma semana antes de começar a usá-lo.

sabonete de erva doce
Créditos: Maxres

Passo a passo de como fazer com sabonete líquido com glicerina

Neste tópico, você vai aprender como fazer sabonete líquido usando glicerina líquida, um produto bem acessível que você pode encontrar tanto em farmácias quanto em perfumarias. É essa substância é a responsável pela consistência firme e textura do sabonete líquido artesanal, ou seja, você pode buscar por sabonetes em barra com menos cremosidade, porém mais cheirosos, e a glicerina irá compensar.



Para um sabonete líquido com glicerina, os ingredientes são:

  • Sabonete em barra;
  • Ralador;
  • 2 litros de água;
  • Colher de madeira;
  • Glicerina líquida;
  • Batedeira;
  • Panela de vidro ou esmaltada.
como fazer sabonete com glicerina
Créditos: Pinterest – Soap Making

Rale o sabonete em barra de sua preferência, aqueça a água em uma panela e, quando começar a ferver, adicione o sabonete e abaixe o fogo.

Adicione aproximadamente duas colheres de sopa de glicerina líquida, mexa até ficar uma mistura homogênea e desligue o fogão.

Deixe descansar por, pelo menos, 12 horas e bata a mistura numa batedeira e despeje o sabonete no refratário escolhido.

como fazer sabonete líquido
Créditos: Capillo

Como fazer sabonete líquido com restos de sabonete

Aproveitando a tendência do difusor de ambiente, também dá para fazer cosméticos cheirosos tendo poucos recursos. Esse tópico prova que dá para reaproveitar restos de sabonete para fazer sabonete líquido.

Além de ser uma opção sustentável, é uma alternativa economicamente interessante. Que tal fazê-la agora mesmo, produzindo sabonete líquido com restos de sabonete em barra? Os ingredientes são:

  • 300g de sabão, de preferência, com mais pedaços do mesmo perfume para não ficar com um cheiro ruim;
  • 2 litros de água;
  • 30ml de glicerina (aproximadamente 2 colheres de sopa);
  • Colher de madeira;
  • Panela de vidro ou esmaltada.

Rale os 300g de sabão. É preferível que você coloque mais pedaços de sabão do mesmo perfume ou misturar cheiros que combinem, como por exemplo, lavanda e limão.

Ferva 2 litros de água num fogão, em uma panela de vidro ou esmaltada. Misture os sabonetes na água e mexa com a colher de madeira até dissolver. Adicione duas colheres de sopa de glicerina e continue misturando.

Deixe o sabão descansar de 12 a 24 horas: é normal que engrosse, então misture quando esse processo acontecer. Quando passar esse tempo, bata a mistura no liquidificador, se necessário for, caso o sabão engrosse. E, se estiver muito firme, adicione um pouco de água. Despeje o sabonete em uma embalagem.

Sabonete líquido para vender com Peter Paiva

Os vídeos do designer Peter Paiva são muito bons para quem se interessa por produzir todos os tipos de sabonete artesanal. Nesse vídeo, ele mostra como fazer sabonete líquido. Confira!

É um processo lento, porém fácil e não exige muitas complexidades e materiais extravagantes. Agora, você aprendeu como fazer sabonete líquido! Comece agora a produzir esses artesanatos perfumados e faça deles uma fonte de renda.

E aí, curtiu essa matéria? Confira aqui mais postagens sobre decoração e DIY’s para te inspirar e ensinar a fazer qualquer tipo de artesanato.

Como fazer sabonete líquido caseiro: 5 receitas passo a passo
1 (20%) 1 vote





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*