Como fazer massinha de modelar caseira passo a passo

0
322
Descubra como é fácil fazer massinha de modelar caseira para garantir a diversão das crianças gastando pouco



Não existe criança que não goste de brincar com massinha de modelar. Pensando nisso, selecionamos para você dicas e receitas de como fazer massinha caseira.

Muita gente não sabe, mas as massinhas de modelar que conhecemos hoje não eram para ser esse brinquedo que as crianças usam para extravasar sua criatividade. Originalmente, a ideia dos criadores era fazer um produto de limpeza: mas deu no que deu e, quando o material ficou pronto, perceberam que ele era muito divertido de manusear.

Não é para menos, até os adultos se rendem aos encantos da massinha. É um processo relaxante manuseá-la e é um bom entretenimento para aflorarmos as mais diversas criações ou réplicas com a nossa criatividade.

Hoje em dia existem as mais diversas opções nas papelarias: temos massinhas de todas as cores, massinhas com glitter, massinhas com diferentes aspectos e materiais, entre outros. Elas são muito utilizadas em brincadeiras, trabalhos escolares e artesanatos no geral.

Confira a seguir algumas dicas para conseguir fazer massinha com materiais que temos sempre disponíveis em casa e economizar um bom dinheiro.

Como fazer massinha de modelar com farinha de trigo

Está cansado de pagar caro por massinhas de modelar industrializadas? Segue a dica de uma receita com ingredientes muito baratos que encontramos na nossa casa.

como fazer massinha
(Foto: Tramontina)

As crianças vão adorar principalmente o processo de fazer a massinha, já que elas adoram criar coisas. E o melhor da massinha caseira é que ela não é tóxica, então você não precisa se preocupar com o manuseio de crianças pequenas.

Para fazer essa massinha você vai precisar de:

  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • ¾ de xícara de água;
  • ½ xícara de sal;
  • 1 colher de sobremesa de óleo;
  • Corante.

Essa é uma receita bem fácil. Você vai precisar de um pote grande o suficiente para poder misturar todos os ingredientes e uma colher.

Coloque os ingredientes secos (menos o corante, se for em pó) no pote e misture bem. Depois acrescente a colher de óleo e vá acrescentando a água aos poucos.

Talvez falte farinha, você pode perceber isso se a massinha estiver muito mole, nesse caso, adicione farinha até ficar no ponto certo.

Para finalizar, você pode dividir a massa em vários pedaços e misturar cada um deles com uma cor diferente, assim você terá massinha de várias cores, assim como as caixas industrializadas.

Você pode armazenar ela em diversos potinhos pequenos com tampa ou copos de plásticos fechados com papel filme.

Passo a passo massinha Play Doh caseira com suco

As massinhas Play Doh são muito famosas entre as crianças. Mas uma das coisas que mais chamam a atenção delas em relação a esse material, é a sua diversidade de cores bem vivas.

massinha Play Doh caseira com suco
(Foto: Mãe em dia)

As cores são muito importantes no desenvolvimento cognitivo das crianças e quanto mais chamativas forem, mais os pequenos irão se empolgar com a brincadeira.

Os sucos fazem sucesso entre as crianças pelos mesmos motivos, além de serem gostosos e doces, a aparência dos sucos em pó é muito agradável, já que costumam ser coloridos e atraem a atenção.

Isso se deve ao fato de que, nos sucos em pó de saquinho, é acrescentado corante para lembrar a cor da fruta, ou seja, nos sucos de morango é acrescentado corante vermelho, já nos de uva, roxo.

Que tal unir a consistência gostosa da massinha com as cores vibrantes do suco em pó? Veja como fazer massinha com esse ingrediente logo abaixo:

  • 4 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara de sal;
  • Pouco mais de uma xícara de água;
  • 1 colher de sopa de óleo;
  • 1 pacote de suco em pó (da cor que desejar).

Misture todos os ingredientes secos em um pote grande o suficiente e vá acrescentando os líquidos aos poucos. Você vai perceber que a massa vai pegando a cor do suco escolhido.

Acrescente mais água se ficar muito ressecado e duro ou adicione farinha se a massa ainda estiver muito mole e ruim de modelar.



Como fazer massinha com maisena

Como fazer massinha com 2 ingredientes
(Foto: Omo)

Não tem farinha de trigo? Não tem problema. Se tiver maisena, já é possível fazer massinha para alegrar a criançada. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras e ½ de maisena (amido de milho);
  • 1 xícara de sal;
  • ½ xícara de água;
  • Corante alimentício.

Coloque todos os ingredientes secos (a maisena e o sal) em uma vasilha de vidro que possa ir em banho-maria. Depois, acrescente a água aos poucos e corante da cor desejada e ligue o fogo, cozinhando os ingredientes em banho-maria até que fique com consistência boa o suficiente para desgrudar da panela.

Você pode conservar a massinha pronta em potes de plástico com tampa ou saquinhos transparentes.

Como fazer massinha com 2 ingredientes

Assim como a massa de biscuit, que muitos procuram fazer em casa para economizar, as massinhas de modelar industrializadas podem custar caro em papelarias e nem sempre o orçamento permite comprá-las.

Quer economizar bastante fazendo massinha em casa? Confira o vídeo a seguir com uma receita de massinha que leva apenas dois ingredientes e fica perfeita para que as crianças brinquem e se divirtam.

Como fazer amoeba com cola branca

Quem nunca brincou com amoeba e se divertiu bastante? Seu material é perfeito para brincadeiras e as crianças adoram manuseá-la.

Como fazer amoeba com cola branca
(Foto: Tudo para Tudo)

Para economizarmos e fazermos uma amoeba caseira, você vai precisar de:

  • Cola branca (a quantidade vai depender do tamanho de amoeba que você quer fazer);
  • Espuma de barbear (suficiente para chegar no ponto);
  • Água Boricada;
  • Corante Alimentício.
  • *Opcional: glitter e bolinhas de isopor.

Coloque a cola branca em um pote suficiente para poder mexer. Depois, cubra a cola com espuma de barbear e misture, acrescentando corante da cor desejada.

Nessa fase, você pode colocar os ingredientes adicionais como o glitter e as bolinhas de isopor. Acrescente gotas de água boricada e vá mexendo até que a mistura vá desgrudando do fundo do pote.

Quando ela não estiver tão grudenta, use sua mão para mexer. Você pode armazenar a amoeba em potes de plástico, de vidro ou em saquinhos limpos.

Gostou das dicas de como fazer massinha? O melhor desse processo é deixar que as crianças participem, elas vão adorar e se divertir tanto na produção, quanto depois quando ela já estiver pronta.

Como fazer massinha de modelar caseira passo a passo
Avalie essa matéria!





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*