Como fazer Japamala e como usar

0
199


Muitas pessoas tem dúvidas no passo a passo de como fazer japamala. Afinal, ele não é apenas um cordão de contas e nós, é um colar budista usado para práticas mentais e espirituais.

Além disso, é utilizado na prática de yoga, como amuleto de proteção, em terapias para a limpeza dos chakras. Por isso, entender o significado é essencial na hora de fazer um japamala.

Dessa forma, seus momentos de concentração para suas práticas espirituais serão ainda mais favorecidas. Então, não deixe de conferir!

O que é Japamala e para que serve? 

Basicamente, o Japamala pode ser definido como um terço ou cordão espiritual, sendo composto por contas, nós, marcadores e o meru.

Seu nome tem origem sânscrita, onde japa quer dizer rezar ou recitar, e mala quer dizer terço ou cordão.

O próprio nome sugere sua função, visto que este é um cordão que serve para recitar os mantras ou rezar, e que contribui para a contagem da frequência dos mantras, além de manter as energias canalizadas e equilibradas.

como fazer japamala
(Foto: La Brise Handmade)

Isto é excelente tanto para questões religiosas, quanto para quem pretende apenas ter uma boa relação consigo mesmo, mantendo equilíbrio psicológico e corporal, como é o caso de quem pratica yoga.

Além disso, um Japamala também mostra ao seu portador que este tem um compromisso e que este lhe protege e garante seu bem estar energético e corporal.

Origem e benefícios 

O Japamala é um recurso de origem indiana, que é onde se tem maior enfoque em religiões espirituais, especialmente o budismo, que tem forte influência neste local.

Por esta razão, o Japamala acaba sendo um objeto de grande significado para os adeptos ao budismo, e a todas as outras práticas que tem o espírito e a alma como ponto principal.

Dentre os benefícios que podemos encontrar ao ter um, o fato de ser uma espécie de canalizador de energias já é uma grande vantagem, e isto que dizer que para estas pessoas, o Japamala reúne todas as energias e as armazena, formando assim uma corrente.

como usar japamala
(Foto: Japamalas Que Curam)

Além disso, o Japamala também é tido como responsável pela transmissão da cura gerada pelos mantras para o corpo, através do toque às miçangas.

E por falar nisso, quem deseja mais concentração e determinação, ter o objeto em mãos pode ser um grande aliado, por transmitir seriedade e responsabilidade para com o que se está fazendo.

Por que 108 contas? 

Na Índia, o número 108 tem um grande significado na ciência e espiritualidade. Veja alguns detalhes:

O 108 é um número de emergência no país e a soma de seus três algarismos resultam em 9, que é um número sagrado dos Hindus.

Ao passarmos para o lado espiritual, temos o fato de 108 ser o número de letras do alfabeto sânscrito, além de 108 ser o número representante do chakra ligado ao coração.

Tratando de questões ligadas ao corpo, 108 é o número de textos sagrados do yoga, e também existem 108 pontos do corpo usados pela acupuntura.




108 contas
(Foto: Jaanu)

Vale lembrar que existem muitos outros que você pode conhecer mais a fundo ao participar de alguma prática espiritual como essa.

Por esses e outros motivos, o japamala 108 contas possui 108 bolinhas com um mesmo tamanho e apenas uma maior, chamada de Guru.

No entanto, o número de miçangas tem ligação direta com o objetivo que se quer atingir. Ou seja, um Japamala de 27 miçangas é utilizado para progresso espiritual, já o Japamala de 108 contas é usado para conseguir total concentração.

Leia também: Crochê Tunisiano: passo a passo, fotos

Como fazer um Japamala passo a passo?

Para começar, separe os materiais necessários para fazer o seu japamala de 108 contas:

  • 1 cordão de sua preferência;
  • Bolinhas de madeira, pedras ou semente;
  • Entremeios;
  • 1 conta maior;
  • 1 franjinha;

Devemos nos lembrar que o Japamala é um objeto espiritual, por isso sua confecção exige um ambiente e energia adequados para que seu fim possa ser beneficiado.

É interessante recitar mantras na produção, sendo um para cada colocada de bolinha, até que se completem as 108.

Termine unindo as duas pontas do cordão, colocando a conta maior e a franjinha, que pode ser feita de seda e até mesmo de algodão.

Amarre bem para que fique bem preso, e assim terá seu Japamala feito, bastando apenas energizá-lo.

Como usar?

Para usar o Japamala é preciso que este esteja na mão direita e que você se sente com a coluna ereta, de forma que as energias possam ser transmitidas sem dificuldades.

Você deve recitar um mantra para cada conta, sendo que para passar para a próxima é preciso usar o dedo polegar direito.

Deve-se repetir o processo até o final, mantendo sempre a mente concentrada para que as energias sejam adquiridas da melhor forma.

Uma dica é produzir o Japamala com algumas contas diferentes entre as 108, sendo que estas servem para voltar à concentração.

Esperamos que tenha aprendido como fazer Japamala e também como usar, pois assim suas práticas espirituais serão muito mais favorecidas!

Avalie essa matéria!





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*