Como Fazer Cestinhos de Jornal

A arte de reciclar materiais deve ser explorada ao máximo. E se você quer ganhar um dinheiro extra no final do mês, presentear alguém ou apenas enfeitar e organizar a decoração de sua casa, você pode fazer cestinhos de jornal, que servirão como porta-trecos ou até como fruteiras, caso você faça um modelo bem grande.

Estes simpáticos cestinhos de jornal deixarão sua casa muito mais bonita (Foto: Divulgação)
Estes simpáticos cestinhos de jornal deixarão sua casa muito mais bonita (Foto: Ciclo Vivo)

Dicas para Fazer Cestinhos de Jornal

Materiais:

Para fazer estes lindos cestinhos você irá precisar de: jornal velho (a quantidade irá depender do tamanho da peça que você quer fazer); cola branca; espeto para churrasco; papelão; tinta para artesanato (com a cor de sua preferência); verniz incolor; e pregadores de roupa de plástico.

Passo a passo em vídeo:

Leia também sobre Como Estampar Móveis com Papel.

Explicação

Comece cortando uma folha do jornal (uma das partes) ao meio, no sentido da altura do jornal. Faça o mesmo processo várias vezes.

Em seguida, com o auxílio do espeto de churrasco, faça canudos com a parte do jornal já cortada. E ao chegar perto do final da folha, passe cola e termine de fazer o canudo, para que não se solte. Faça vários canudos.

Quando estiver com uma boa quantidade de canudos já prontos, recorte a base do seu cestinho no papelão, em formato de círculo e com o tamanho que você quiser.

Para começar a fazer o cestinho você deve passar cola ao redor do círculo de papelão e ir posicionando e colando as pontas dos canudos ao redor do círculo, deixando um espacinho entre um e outro canudo. E deixe sempre um número ímpar de canudos.

Logo após, pegue outro círculo do mesmo tamanho de papelão, passe cola também e cole sobre o círculo com as pontas dos canudos. Pressione um pouco e coloque um peso sobre os círculos e espere a cola secar.

Leia também sobre Como Fazer uma Colcha de Fuxico.

Com a cola já seca é momento de começar a trançar os outros canudos restantes, para isso você deve começar colando a ponta de um canudo na base e ir entrelaçando nos canudos já colados, sendo que um deve ficar por cima e outro por baixo.

Continue trançando e sempre que completar uma carreira você coloca prendedores de roupa para facilitar o trabalho. E quanto um canudo terminar você encaixa outro canudo e continua trançando.

Quando o cestinho estiver pronto você deve cortar as pontas dos canudos restantes, dobrar um pouco para dentro e colar, quando o canudo estiver por fora; e cortar o canudo, passar cola e dobrar para fora, mas passando a pontinha para o lado de dentro, quando o canudo estiver posicionado na parte de dentro. Coloque pregador de roupa em cada canudo colado e espere secar.

Para finalizar, pinte seu cestinho, esfregando o pincel em todas as direções do cesto, para espalhar a tinta em todos os cantinhos. Depois que a tinta secar passe uma camada de verniz. E está pronto seu cestinho! A seguir um vídeo com todo o passo a passo do cesto.

Leia também sobre Como Fazer um Porta-Tablet.

Fonte:

Este modelo de cesto foi retirado do site Ciclo Vivo.

7 comments

  1. vanderléa trindade dos santos louzada

    adorei fácil e pratico, excelente maneira de utilizar o tempo e aproveitar matéria prima que temos disponível em nossas residências e muitas vezes jogamos fora e não utilizamos .

  2. bruna cristina ribeiro vieira mendes

    ACHEI MUITO BOM,CRIATIVO DA PARA ENFEITAR A CASA,PRESENTEAR ALGUEM E ATE GANHAR UMA RENDA EXTRA NO FIM DO MES ,ADOREI E VOU FAZER CONCERTEZA!

  3. Cosma

    Nossa q demais sempre quis aprender a fazer esse trabalho com comunidade humilde e sempre q precisamos fazer alguma lembracinhas nas festinhas nossa grana é muito pouca e essa idéia vai me ajudar muito, obrigado mesmo bjs e parabéns pela criatividade.

  4. Maria de Fatima Ozorio Marques

    Gostaria de saber como faço cachepos sem fundo; só as laterais. Desde já agradeço.

  5. Pamela

    Gostaria de saber se a tinta pode ser pra tecido tipo acrilex. Desde já agradeço. Lindo trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*