Artesanato para Crianças: Ideias Simples, Como Fazer

0
500
Veja como é possível fazer artesanato para crianças aproveitando ideias criativas e simples, que exigem poucos materiais



Artesanato para crianças pode ser uma boa ideia para estimular a criatividade e fazer com que a garotada se divirta, criando coisas novas e aprendendo sobre assuntos como sustentabilidade, sociedade e cultura.

O artesanato é o trabalho feito por artesãos. Ele é um tipo de expressão artística que coloca comida na mesa de milhões de brasileiros ao redor do país e pode ser encontrado em todos os estados, principalmente na região do Nordeste.

Além disso, é uma forma divertida de externar suas ideias, fazer belas criações com diversas utilidades diferentes e economizar dinheiro com mão de obra.

Se você gostaria de trabalhar a arte do artesanato com os pequenos, confira as dicas a seguir de artesanato para crianças com materiais baratos e processos simples.

Dicas de artesanato para crianças fáceis de fazer

Que tal dar uma pausa na rotina estressante para se dedicar um pouco ao artesanato com seus filhos? As crianças vão adorar essas ideias divertidas de artesanato.

Pintura em palito de picolé: no verão, as crianças adoram os picolés para se refrescar. Já pensou em utilizar esses palitos para fazer pinturas? É possível juntar vários para fazer uma imagem maior ou pintar pequenos personagens, um em cada palito, e utilizar para brincar de teatro de fantoches, por exemplo.

brincadeira com palito de picolé
(Foto: ATIVIDADES CULTURAIS – Prof. Amilton Fim)

Origami: quem não adora dobrar papéis? É uma atividade que até os mais velhos vão adorar fazer.

Com o papel de origami (encontrado em lojas especializadas ou papelarias) é possível fazer diversas coisas como: barquinhos, animais, flores, entre outros. Artesanatos com papel são ideais para aflorar a criatividade e desenvolver a cognição dos pequenos artistas.

origami para crianças
(Foto: AliExpress)

Utilizando caixa de leite: que tal utilizar caixa de leite para fazer um lindo pote para armazenar os lápis de cor? É só cortar a caixa de leite ao meio, cobrir com tecido ou decorar da maneira que eles quiserem, com laços, glitter, estrelinhas ou desenhos de EVA.

porta treco infantil
(Foto: viva decora)

Marcador de página com papel: que tal divertir a garotada e ainda estimular a leitura? Para isso, é só comprar papel e cortar do formato de um marcador de páginas.

A criança poderá decorar com desenhos, encapar com tecido ou personalizar de outras formas que desejar.

marcador infantil
(Foto: Claquete de Papel)

O que acha de uma linda cestinha de EVA? O canal Show de Artesanato ensina passo a passo. Veja!

Ideias de artesanato com garrafa PET

As garrafas PET estão presentes no nosso dia a dia. O destino mais comum para as garrafas usadas costuma ser o lixo, e elas levam vários anos para se decompor na natureza.

Quer ideias que não agridem o meio ambiente e, de quebra, realizar o artesanato sustentável? Que tal reutilizar as garrafas PET que você tem em casa para criar alguns lindos objetos e estimular a criançada a cuidar do meio ambiente?

Confira algumas ideias para reutilizar esses materiais com os pequenos:

Chocalho: é possível criar esse instrumento musical colocando feijão, arroz ou outros grãos dentro da garrafa. Depois, é só fechar com a tampa e utilizar para fazer música.

chocalho infantil
(Foto: Massacuca)

Cofrinho: além de divertido, também estimula a criança a economizar dinheiro. Para isso, é só fazer uma fissura na parte de cima da garrafa, a fim de que por lá passem moedas e notas que encherão o cofre.

Para decorar, é possível utilizar papel cartão para fazer orelhinhas de porcos e olhinhos de mentira que vendem em lojas de armarinho.

cofre de garrafa pet com eva
(Foto: A magica do EVA)

Boliche: se tiver muitas garrafas pet sobrando, é possível decorá-las a fim de criar um jogo muito popular nos dias de hoje, o boliche.

Pinte-as ou desenhe personagens nas mesmas e as encha de pedra ou areia. Pronto, agora você já tem os seus pinos de boliche para brincar.

boliche reciclado
(Foto: Como fazer em casa)

Vasos de planta: ao cortar uma garrafa PET ao meio, pode-se fazer um vaso de planta com a parte de baixo. É possível plantar coisas simples, como o feijão, que a própria criança poderá cuidar, estimulando a criação de responsabilidade.

vasinho de garrafa pet
(Foto: Viviane Merlim)

Artesanato simples para fazer em sala de aula

O artesanato para crianças na sala de aula deve ser feito com materiais fáceis, que não faça muita sujeira e que não demore muito, afinal, as crianças devem se dedicar à outras atividades durante o dia letivo.



Algumas ideias de artesanato para crianças em sala de aula envolvem:

Decoração da sala de aula: por que não as estimular a fazer algo que decore a sala o ano inteiro? Podem ser feitos animais de EVA, origamis para colar ao redor da lousa ou decoração de caixas de sapato para armazenar os materiais escolares.

Vaso com flores de EVA: com garrafas PET pode-se fazer vasos, encher com areia e espetar flores de EVA coladas em palitos de churrasco para formar lindos vasos artificiais.

Fuxicos: fuxicos são muito fáceis de fazer e um conjunto deles podem se transformar em lindas decorações. Junte aproximadamente seis fuxicos e cole-os com cola quente para formar flores. Eles servirão de porta-copos que as crianças poderão levar para casa ou utilizar na hora da merenda.

Centopeia de cartolina: é possível fazer centopeias gigantescas cortando círculos coloridos de cartolinas. Depois, é só colar um círculo no outro, com cola branca, intercalando as cores. No fim, finalize desenhando um rosto para representar a face da centopeia e fazendo anteninhas com a cartolina que sobrar.

Como fazer artesanato para crianças com EVA

As cores ajudam a estimular a criatividade dos pequenos e folhas coloridas de EVA podem ajudar a aflorar os artistas que estão neles.

Com o EVA, eles podem dar vida a diversas ideias que estão em suas mentes. É possível fazer animais, flores e personagens recortando formas em papéis EVA e colando tudo com cola quente (claro, essa última parte deve ser realizada por adultos).

artesanatos com eva
(Foto: AliExpress)
gato de eva
(Foto: YouTube)

Outra ideia é que eles façam a própria decoração dos seus cadernos. Todos sabemos que as agendas e cadernos personalizados ficam mais caras a cada dia. Por que não utilizar o EVA para criar desenhos na capa deles?

capa para caderno
(Foto: Tua Casa)

Outra ideia é recortar letras no papel EVA para colar na porta do quarto com o nome da criança a quem o quarto pertence.

Artesanato com rolo de papel higiênico para crianças

Que tal brinquedos reciclados? O rolo de papel higiênico pode ser utilizado pelas crianças para fazer artesanato. Algumas ideias de utilização são:

Porta-lápis: por conta de seu formato esférico, os rolos vazios podem ser utilizados para organizar os lápis de cor da garotada. É só colocar um fundo (pode ser um recorte no formato do fundo de papelão ou cartolina) e decorar de forma criativa.

porta lapis de material reciclado
(Foto: Pensamento Verde)

Fazer personagens: é possível decorar os rolos para parecerem personagens. Saci, iara, minion, animais, entre outras figuras podem ganhar vida através dos rolos de papel.

artesanato com reciclagem
(Foto: gasubasu)

Polvo: se você fizer recortes na parte de baixo do rolo usado, a fim de criar os tentáculos, o resultado será um rolo que se parecerá com um polvo.

animal de rolo de papel
(Foto: festas ecológicas)

Cobra: corte o rolo em espiral, a fim de criar uma cobra. Decore desenhando olhinhos, pintando com tinta guache ou cobrindo sua superfície com tecido colorido.

brinquedo infantil
(Foto: Site do Felipe)

Binóculos: junte dois rolos de papel, cole-os e decore. Ficará parecendo um binóculo de verdade.

artesanato para crianças
(Foto: Ivango)

O artesanato para crianças lhes ensinará como se divertir sem a tecnologia e a valorizar os diversos materiais. Além disso, é uma boa pedida para economizar com brinquedos caros.

Artesanato para Crianças: Ideias Simples, Como Fazer
Avalie essa matéria!





DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*