Absorvente de pano reutilizável: veja como fazer e tire suas dúvidas

Talvez você não saiba, mas o absorvente de pano ou reutilizável, como várias pessoas o chamam, não é algo tão novo assim.

No entanto, eles são muito diferentes dos paninhos usados antigamente.

Os tecidos são impermeáveis, respiráveis e também possuem uma opção de toque seco.

Por conta dessas características e pelo fato de ser melhor para o meio ambiente, muitas mulheres estão optando por esse absorvente reutilizável.

Porém, existem diversas dúvidas que acabam surgindo sobre o tempo de duração, como lavar, como guardar absorventes, a quantidade necessária para se comprar, vantagens, desvantagens entre outras perguntas.

absorvente ecologico

Pensando nisso, resolvemos elaborar esse artigo para que você possa ter suas dúvidas esclarecidas de modo prático. E ainda temos um passo a passo fácil para você aprender a fazer em casa.

O que é um absorvente de pano?

Como você já deve ter percebido, diferente dos absorventes descartáveis, o de pano pode ser reutilizado depois do ciclo menstrual.

como fazer absorvente de pano
(Foto: @nayaloja)

Já que esse tipo de absorvente é feito com panos e outros materiais que acabam absorvendo o líquido, ele acaba tendo a mesma capacidade de proteção dos modelos tradicionais.

Além dele ser muito confortável e não causar alergias, diferente dos modelos descartáveis que são produzidos com materiais sintéticos.

Eles podem ser guardados na bolsa da mulher do mesmo modo que o descartável. É prático e confortável!

Como fazer absorvente de pano passo a passo

O que acha de fazer os seus próprios absorventes de pano com retalhos de tecido que você tem em casa?

absorventes reutilizaveis
(Foto: @aluaemflor)

O custo da produção é baixo e o passo a passo é bem rápido. Confira a mista de materiais:

  • Absorvente para usar como molde e papel para transferir o molde
  • Lápis, borracha, tesoura e régua
  • Retalho de tecido 100% algodão 
  • Tecido atoalhado
  • Botão de pressão

Com esses materiais em mãos você já pode fazer o seu absorvente ecológico. Veja como é fácil de fazer:

O que achou do tutorial? Se você ainda estiver com dúvidas, confira agora outro passo a passo simples de como fazer absorvente reutilizável. Tem muitas dicas que podem lhe ajudar a executar esse trabalho.

Quanto tempo dura um absorvente de pano?

Para você que está se perguntando quanto tempo esse produto pode durar, saiba que ele possui uma vida útil de 3 a 6 anos. Ou seja, você poderá utilizar o mesmo absorvente por muito tempo mesmo.

Tudo depende da frequência do uso e modo de lavar.

absorvente de pano reutilizavel
(Foto: @absorventes.eco)

Já a troca do absorvente deve ser realizada de acordo com o fluxo. E isso varia de mulher para mulher. O descarte deve ser feito assim que o algodão apresentar sinais de perda de absorção.

Como usar um absorvente de pano?

Talvez você não utilize os absorventes reutilizáveis por achar que eles são muito mais complexos na hora de utilizar.

Mas, os absorventes de pano são muito semelhantes aos absorventes tradicionais, então não tenha medo de utiliza-los.

Absorvente de pano Korui
(Foto: @bambolefraldasecologicas)

Primeiramente, você deve escolher uma calcinha mais justa, para que as chances dele se mexer sejam menores. Em seguida, você irá pegar o seu absorvente reutilizável e prender eles usando os botões.

Para finalizar, você irá ajustar o seu absorvente para frente ou para trás, pois diferentes dos absorventes descartáveis, os de pano não possuem cola na parte externa.

Quanto tempo dura um absorvente de tecido
(Foto: @absorventes.eco)

Com esse passo a passo, você deve ter percebido como é fácil utilizar esses absorventes. Por isso, não tem mais desculpas para não utiliza-los.

Como lavar absorvente de pano corretamente?

O modo recomendado para lavar um absorvente de tecido é deixar ele de molho em um balde com água gelada. Não utilize água quente, pois água quente faz o sangue grudar ainda mais no tecido.

como lavar
(Foto: @anne.s_atelie)

Outro método, caso você esteja sem paciência para esperar, é lavar com sabonete neutro na pia do banheiro ou lavanderia e deixar secar normalmente.

Você também pode lavar na máquina de lavar, no tanque ou até mesmo no chuveiro. Mas lembre-se, utilize sempre sabonetes neutros e enxague bastante.

Kit absorvente de pano
(Foto: @estudiofolc)

Quantos absorventes de pano comprar?

É importante que você observe atenciosamente quantos absorventes descartáveis você acaba utilizando por um dia durante o ciclo.

absorvente impermeavel
(Foto: @luaemflorr)

O importante é que você tenha sempre um limpinho e seco para que possa utilizar nos momentos em que precisar.

Existem diversas marcas de absorventes e modelos disponíveis no mercado. Cada uma possui uma indicação e forma de utilizar. Por isso, é interessante pesquisar e testar algumas opções.

Confira algumas dicas importantes sobre a utilização desse produto:

Vantagens e desvantagens do absorvente reutilizável

Como qualquer outro produto, ele possui as suas vantagens e desvantagens, então é importante que você saiba sobre todas elas.

Vamos começar pelas vantagens, onde a principal é que eles são confeccionados com tecidos inteligentes, podendo se prender na calcinha utilizando botões, além de serem impermeáveis e mais absorventes.

vantagens
(Foto: @absorventes.eco)

Mas você acha que é só isso? Claro que não. Por eles serem reutilizáveis, acabam ajudando o meio ambiente e a economia, afinal, eles podem durar por um longo período de tempo.

Agora quando falamos em desvantagens, podemos falar que mesmo tendo uma absorção muito boa, eles possuem uma capacidade muito menor que os absorventes descartáveis.

como funciona
(Foto: @eco_logico_bh)

Espero que esse artigo onde falamos sobre o absorvente reutilizável, tenha te ajudado de alguma maneira, seja em dicas de como lavar ou como ele funciona.

quanto tempo dura um absorvente ecologico
(Foto: @inspira.verde)

Com todas essas dicas só falta colocar em prática o passo a passo. Você pode até mesmo fazer os kits para vender na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*