Home / Vidro / Como Fazer Craquelado em Vidro

Como Fazer Craquelado em Vidro


O efeito craquelado é aquele efeito em que o elemento apresenta uma aparência trincada e algumas vezes envelhecida. Este efeito pode ser conseguido em qualquer superfície, até mesmo nas unhas. E se você quer renovar suas peças de vidro, invista em craquelado em vidro, que é fácil de ser feito, mas que garante um belo resultado.



Este craquelado em vidro é charmoso e garante visual novo para seus vidros (Foto: Divulgação)
Este craquelado em vidro é charmoso e garante visual novo para seus vidros (Foto: Divulgação)

Craquelado em Vidro Passo a Passo

Para fazer este inusitado efeito você irá precisar de: prato de vidro (ou outra peça de vidro, como um vaso ou frasco de conserva); 1 pincel chato de filamentos sintéticos; 2 pincéis chatos largos de pelos macios; copinhos plásticos para colocar os produtos; tesoura; pano úmido; estopa; flanela; kit Craquelado; pasta Metálica Goldfix na cor ouro pálido; cola gel; papel para decoupagem Corfix Ref.5036 (ou com o modelo que você quiser); e cera em pasta Incolor Corfix.

Leia também sobre Como Fazer Boneco de Tampinhas de Garrafas.

Comece limpando muito bem a peça de vidro lavando com água e detergente e passe álcool para remover todo tipo de gordura.

Em seguida, recorte os motivos do papel para decoupagem da Corfix. Distribua as figuras sobre o prato de vidro, formando a composição do jeito que quiser.

Logo após, com o auxílio do pincel sintético, aplique cola gel no verso de cada figura e cole-as no prato, passando o pincel ainda úmido de cola sobre a figura recém-aplicada.



Agora, passe levemente o pano úmido sobre a aplicação. Aguarde a secagem por cerca de 3 a 4 horas.

Em seguida, pegue um dos pincéis de pelos, coloque o Verniz Base do Kit Craquelado em um copinho plástico e aplique em toda a peça, formando uma camada espessa, porém sem excessos. Lave bem o pincel e aguarde secagem por meia hora.

Leia também sobre Como Fazer Artesanato com Palitos de Madeira.

Repita a aplicação do verniz base utilizando o mesmo pincel. Aguarde secagem por mais meia hora ou quarenta minutos, dependendo do tamanho do craquelado que você espera obter, lembrando que para craquelados maiores, o tempo entre cada camada deve ser menor e para craquelados menores, o tempo deve ser maior.

Logo após, pegue o outro pincel de pelos, coloque agora o Verniz Craquelador em outro copinho plástico e aplique uma camada na peça. Aguarde secagem completa e craquelamento por 12 horas, pelo menos.

Coloque a Pasta Goldfix em um pedaço de estopa e aplique-a na peça, com movimentos circulares, de forma que a pasta penetre bem nos veios do craquelado.

Agora, limpe com uma estopa limpa e, se necessário, com um pouquinho de cera em pasta incolor para retirar todo excesso da pasta metálica. Aguarde alguns minutos e lustre a peça com a flanela. E está pronto seu craquelado!

Este modelo de craquelado em vidro foi retirado do site Mulher Criativa.

Leia também sobre Como Fazer Enfeite com Garrafa Pet.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*