Home / Tecido / Como Estofar o Sofá em Casa

Como Estofar o Sofá em Casa


Muitas vezes renovar ou consertar um móvel ou eletrodoméstico compensa muito mais do que adquirir uma peça nova, e se o seu sofá não está com aparência muito boa, saiba que é possível estofar o sofá em casa, e o melhor, conseguindo uma peça com estilo retrô que está em alta atualmente.

É fácil estofar o sofá em casa, basta um pouco de experiência com trabalhos manuais e ter em mãos o material correto (Foto: Divulgação)
É fácil estofar o sofá em casa, basta um pouco de experiência com trabalhos manuais e ter em mãos o material correto (Foto: Divulgação)

Dicas para Estofar o Sofá em Casa

Quando você for escolher um tecido para estofar seu sofá ou poltrona prefira os tecidos específicos para este fim, e no caso de querer fazer o mesmo modelo da imagem do início da matéria, adquira o mínimo que consiga comprar de cada cor, para que ele fique com este efeito de patchwork que está tão em alta nesta temporada. E compre um grampeador para estofamento.

Leia também sobre Como Fazer Garrafa Personalizada.

Comece retirando todo o tecido do seu sofá (e também as costuras), mas deixando as marcas onde ficavam as costuras. Coloque os pedaços de tecido sobre folhas de papel seda e marque com uma caneta toda a volta dos pedaços de tecidos que revestiam seu estofado, esses serão os moldes. Recorte o papel de seda com os moldes desenhados.

Prenda os papéis com alfinetes no tecido que irá estofar seu sofá. Recorte e separe os pedaços. Retire a espuma antiga do sofá e almofadas, caso possua. Posicione as espumas novas utilizando elásticos grossos (uma ótima dica é usar câmara usada de bicicleta como elástico), linha e agulha, caso necessário.

Junte os pedaços de tecido que formam os braços do sofá, depois os que cobrem as costas e o assento com alfinetes. Vista no sofá para ver se tudo se encaixa corretamente. Costure à máquina e vá tirando os alfinetes aos poucos. Encaixe na estrutura do sofá e vá prendendo com o grampeador de pressão. Por último, faça as capas das almofadas. Parafuse os pés do estofado e aplique os botões ou outros acessórios, caso possua, com linha e agulha. E Está pronto!

Estas dicas de como estofar o sofá em casa foram retiradas do site Essas e Outras e do site Vila Mulher.

Leia também sobre Como Fazer Envelope de Feltro.

Vídeo com dicas para Estofar Cadeiras

Leia também sobre Como Fazer Porta-Óculos de Tecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*