Como Estampar Móveis com Papel


Escrito por

Renovar o visual de seus móveis pode ser mais fácil e mais barato do que você imagina. Há várias técnicas atualmente para “encapar” móveis, e uma delas é bem interessante, pois usa papel de presente, um material ultrabarato, mas que ao final resulta em um móvel totalmente novo inusitado. E o método para estampar móveis com papel é muito simples, ele exige apenas um pouco de paciência, mas nada que em algumas horas de um final de semana chuvoso você não consiga finalizar o trabalho.

Estampar móveis com papel é simples e barato, porém o resultado é surpreendente (Foto: Divulgação)

Estampar móveis com papel é simples e barato, porém o resultado é surpreendente (Foto: Divulgação)

Dicas para Estampar Móveis com Papel

Para estampar um móvel você irá precisar de: pano de limpeza; álcool ou detergente; fita dupla face larga (com largura de 5 cm); folhas de papel de presente 70cmx50cm (a quantidade vai depender do tamanho do seu móvel); puxadores que combinem com a estampa do papel de presente (caso seu móvel possua e você queira trocar os puxadores); régua; estilete; e verniz em spray fosco.

Leia também sobre Como Fazer Comedouro para Passarinho.

Comece limpando muito bem móvel, retirando poeira e gordura para que a aderência da fita seja perfeita. Utilize pano e detergente ou álcool. Em seguida, retire todos os puxadores; caso haja, claro.

Logo após, aplique as tiras da fita dupla face no verso do papel de presente, em toda a superfície, sem deixar nenhuma parte sem fita. Mas não sobreponha as tiras de fita, pois essa sobreposição pode causar volumes indesejados e prejudicar o acabamento. Aplique todas as fitas com muita paciência e de forma bem regular.

Leia também sobre Como Fazer Vaso de Tecido e Garrafa Pet.

Após a fita estar colada em todo o papel de presente ele se transforma em um grande adesivo. Agora basta retirar o papel que protege a cola da fita, e começar a colar o papel sobre a superfície do móvel. Para evitar pregas, bolhas e que o papel enrugue, comece a aplicação por uma extremidade é vá repousando o papel aos poucos, e pressionando com o auxílio de uma régua para ajudar na fixação. Utilize um estilete para recortar as sobras de papel do móvel.

Com o móvel todo “encapado”, para finalizar, você deve passar três camadas do verniz, com tempo de secagem entre uma camada e outra de 20 minutos. O verniz protegerá o papel e garantirá um visual bonito muito maior para seu móvel. Recoloque os puxadores e está pronto seu móvel estampado!

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Esta ideia de estampar móveis com papel foi retirada do site GNT.

Leia também sobre Como Fazer Artesanato com Bobinas.